segunda-feira, novembro 13, 2006

ECS 7- Marx e Engels

*Foto de Engels, Marx, Jenny Eleanor e Laura

Karl Marx nasceu em Trier ( Alemanha ) em 5 de maio de 1818 e morreu em Londres em 14 de março de 1883. Era economista, filósofo, e socialista. è considerado um dos fundadores da Sociologia.
De família classe média, era de ascendência judaica, mas convertido ao Cristianismo. Casou-se com Jenny Von Westphalen e com ela teve 5 filhos, sendo que só 2 sobreviveram, Eleanor e Laura. Especula-se que os outros 3 morreram devido ás precárias condições de vida que Marx tinha por não conseguir se sustentar somente vendendo seus artigos. Também teve um filho com a empregada ( Helen Demuth ) chamado de Frederik Lewis Demuth, que foi "assumido" por Engels.Foi expulso de vários países por causa de suas idéias, por "incitar" o proletariado a buscar seus direitos, principalmente a TER direitos, que não existiam naquele tempo.

Friedrich Engels nasceu em Wuppertal, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha, em 28 de novembro de 1820 e morreu em Londres em 1895. Era filho de um rico industrial, e chegou a assumir a direção de uma das fábricas do pai, mas depois vendeu-as e vivia de rendas. Ajudava Marx financeiramente.

Viveram sob o absoutismo do rei da Prússia e do tsar da Rússia, observando o enriquecimento de uma minoria e o domínio da Burguesia sobre o povo, quando já moravam na Inglaterra. Quando escreveram juntos o Manifesto Comunista , ajudaram a desencadear a Revolução de 1848.
Fundadores do Marxismo, que norteou os conceitos do Socialismo e do Comunismo.

Achei muito interessante a amizade entre os dois, pois Engels além de assumir o filho bastardo de Marx praticamente sustentava o amigo. Engels também era uma pessoa contraditória, pios era patrão mas lutava pela classe operária.
Também gostei de saber que achavam importante a mulher ter seu espaço na sociedade, onde li em um site: "Machismo não combina com Marxismo". Por sinal, por causa desta opinião de Marx os antigos diziam que comunista gosta de "socializar" a esposa, mas num tom pejorativo, pois como o comunismo era uma idéia muito perigosa era "desmoralizado" pelo poder e principalmente pela Igreja.
Encontrei também outras expressões pejorativas, como "comunista é gente que faz pacto com o demônio", "comunista come criancinha" etc, que se no mínimo não são engraçadas, são ridículas.