sábado, outubro 28, 2006

Fórum

Lendo as postagens no fórum pude perceber que as colegas estão centradas nas responsabilidades quanto ao aluno: a da família, a da escola, da sociedade ( quando citam o meio em que vivemos) e a nossa enquanto professores. Fico contente em saber que a maioria não toma sozinha para si esta responsabilidade, pois além de ser um fardo pesado demais não deixa de ser uma forma de dominação: "só eu sei como cuidar do meu aluno, pois eu detenho o conhecimento".
Como estou atrasada não pude postar como deveria, mas consegui ler todos os comentários, e fiquei bem orgulhosa das minhas colegas, pois percebi como todas estão entendendo os textos e produzindo bastante.

Ecs 5 e 6- Visita aos blogs

Como estou atrasada com os trabalhos, fiz a visita aos blogs para completar a atividade 5 e 6 de uma vez só , então postei comentários e estou avaliando sobre o ponto de vista do texto em si e das situações vividas no cotidiano dos professores.
Os blogs que visitei na atividade ecs-5 e 6 Max Weber foram o do Paulo, Adriana, Marta e Rosali. Como é bom ver diferentes opiniões, pude refletir bastante.Como acontece dominação nas escolas pela Direção sobre os professores! E até o fato de pessoas se deixarem dominar para obter vantagens, coisa que nunca havia passado pela minha cabeça enquanto lia o texto.
Dominação- Max Weber

Max Weber é um homem a frente do seu tempo. Teve clareza para enxergar a situação em que vivia e conhecer e analisar o modo de vida de outros povos e pessoas. Aqui um estudo sobre sua vida e obra:

http://www.culturabrasil.org/weber.htm


Segundo Max Weber dominação " é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo, entre determinadas pessoas indicáveis." Ele classificou-a em 3 tipos:

Dominação Legal:Também chamado de burocrático-legal.Seu lider é o burocrata,seus administradores são escolhidos por competência e o que lhe dá legitimidade são os estatutos(leis).É uma dominação racional e se propõe a finalidades.Não se obedece a pessoa em si, mas a instituição que ela representa. Citamos como exemplo deste tipo de dominação as empresas capitalistas e a nossa forma de governo atual.

Dominação Tadicional: Seus líderes são os reis, sultões e patriarcas. Seus administradores são "escolhidos" por fidelidade pessoal e obrigação. Essa relação se baseia na tradição, no costume, nos "valores morais". O poder é passado por "herança" a outro líder.Como exemplo deste tipo de dominação temos o Brasil Império, com o rei e os grandes patriarcas, senhores de grandes fazendas. Nos dias atuais temos sultões e reis em alguns países.
O interessante é que ainda hoje existam famílias baseadas neste tipo de dominação, onde o "patriarca" manda e esposa e filhos obedecem.

Dominação Carismática: Seu líder é o profeta, o herói, o mago. As pessoas simplesmente aderem a este tipo de dominação, é algo expontâneo.É baseada no carisma e nas coisas que fogem ao cotidiano, é uma dominação afetiva.Como exemplo de líderes temos Jesus Cristo, Lutero, os xamãs indígenas, e nos dias atuais podemos citar os Pastores Evangélicos.

O que me pergunto é o por que de existir essa relação dominador/ dominado, se o ideal humano é a igualdade? E agora inventaram uma nova forma de dominação, a vigilância, como podemos verificar aqui, neste trecho de um programa do Fantástico: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,AA1320891-4005-562982-0-22102006,00.html

Vou citar o trecho de uma música que mostra o meu ponto de vista: "Toda forma de poder é uma forma de morrer por nada"