Max Weber é um homem a frente do seu tempo. Teve clareza para enxergar a situação em que vivia e conhecer e analisar o modo de vida de outros povos e pessoas. Aqui um estudo sobre sua vida e obra:
http://www.culturabrasil.org/weber.htm
Segundo Max Weber dominação " é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo, entre determinadas pessoas indicáveis." Ele classificou-a em 3 tipos:
Dominação Tadicional: Seus líderes são os reis, sultões e patriarcas. Seus administradores são "escolhidos" por fidelidade pessoal e obrigação. Essa relação se baseia na tradição, no costume, nos "valores morais". O poder é passado por "herança" a outro líder.Como exemplo deste tipo de dominação temos o Brasil Império, com o rei e os grandes patriarcas, senhores de grandes fazendas. Nos dias atuais temos sultões e reis em alguns países.
O interessante é que ainda hoje existam famílias baseadas neste tipo de dominação, onde o "patriarca" manda e esposa e filhos obedecem.
O que me pergunto é o por que de existir essa relação dominador/ dominado, se o ideal humano é a igualdade? E agora inventaram uma nova forma de dominação, a vigilância, como podemos verificar aqui, neste trecho de um programa do Fantástico: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,AA1320891-4005-562982-0-22102006,00.html
Vou citar o trecho de uma música que mostra o meu ponto de vista: "Toda forma de poder é uma forma de morrer por nada"
Nenhum comentário:
Postar um comentário