quinta-feira, novembro 09, 2006

ECS 4 - Visita aos blogs



Visitei o blog dos meus amigos Paulo, Marta e Rosali. O Paulo, como sempre, está fazendo um trabalho "espetáculoso", rs. O que li dele foi este trabalho mesmo, e os comentários dele sempre magnificamente redigidos. Na Marta eu li sobre Marx e Engels, e como ainda não fiz este trabalho não me ative muito para não plagiar, pois a colega sempre escreve muito bem! Na Rosali eu li sobre a situação de dominação, trabalho sobre Durkheim, e me identifiquei em 2 situações com ela; Mas o que mais gostei foi de ver que a colega está conseguindo fazer todas as atividades e muito bem, pois nos conhecemos no dia do vestibular e acabamos ficando amigas, assim torço muito por ela, como sei que torece por mim também. Sempre é bom visitar os blogs e ver a evolução dos colegas, eu gosto de dar uma espiadinha em todos de vez em quando, mesmo sem postar nada nos comentários ( preguicinha...).

segunda-feira, novembro 06, 2006

Meu grupo




Eu já achei 5 colegas do grupo de ECS-8, que são:

Maria Lúcia- Pólo Alvorada

Maria Elaine- Pólo São Leopoldo

Jandira- Pólo São Leopoldo

Janete- Pólo Sapiranga

Veridiana- Pólo Sapiranga

Ainda falta procurar no pólo de Três Cachoeiras, mas espero que as gurias de lá me encontrem primeiro, pois fiquei até meio tonta de tanto visitar blogs!

domingo, novembro 05, 2006

ECS- 3 Durkheim

1- Qual a poisição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Ele acha que Mill engloba muitos fatores, diversos, que são usados todos juntos para definir o que é educação, e isso pode causar confusão.

2-Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim?
A definição de educação de desenvolver toda perfeição no indivíduo de que ele é capaz tem como ponto fraco o fato do ser humano precisar se especializar em uma tarefa para desenvolver o trabalho, não podendo aprimorar a "perfeição" em todas as suas aptidões.
A definição utilitária, de que a educação deve "fazer do indivíduo um instrumento de felicidade..." tem como ponto fraco o fato de felicidade ser algo subjetivo, o que é felicidade para uma pessoa não é o mesmo para outra.
O principal, segundo Durkheim, é que não existe uma educação ideal, perfeita e apropriada a todas as pessoas, pois o indivíduo e a sociedade variam de acordo com a época, lugar, classe social...

3- O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Considerar os sistemas educativos que ora existem ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns. O conjunto destes caracteres constituirá a definição de educação.

4- De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer o homem certo e ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto físico e moral?
*A natureza humana
*As nossas diversas faculdades
*Ciência de direitos e deveres
*Ciência sobre sociedade e indivíduo
*Progresso
*Arte, etc

5- Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado tem que suscitar na criança?
*Um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a seus membros;
*Certos estados físicos e mentais que o grupo social particular( casta, classe, família, profissão ) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam.

6- A partir da definição " A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade poliítica no seu conjunto e pelo meio especial que a criança, particularmente se destine." o que concluiu Durkheim? Explique:
Ele conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações.
Significa que os adultos devem "moldar" as crianças, educá-las, para que vivam bem na sociedade em que estão inseridos.

7- Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Se o indivíduo deseja melhorar a sociedade, deseja melhorar a si próprio. E a sociedade deseja, através da educação, engrandecer o indivíduo e torná-lo criatura verdadeiramente humana.