domingo, novembro 05, 2006

ECS- 3 Durkheim

1- Qual a poisição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Ele acha que Mill engloba muitos fatores, diversos, que são usados todos juntos para definir o que é educação, e isso pode causar confusão.

2-Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim?
A definição de educação de desenvolver toda perfeição no indivíduo de que ele é capaz tem como ponto fraco o fato do ser humano precisar se especializar em uma tarefa para desenvolver o trabalho, não podendo aprimorar a "perfeição" em todas as suas aptidões.
A definição utilitária, de que a educação deve "fazer do indivíduo um instrumento de felicidade..." tem como ponto fraco o fato de felicidade ser algo subjetivo, o que é felicidade para uma pessoa não é o mesmo para outra.
O principal, segundo Durkheim, é que não existe uma educação ideal, perfeita e apropriada a todas as pessoas, pois o indivíduo e a sociedade variam de acordo com a época, lugar, classe social...

3- O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Considerar os sistemas educativos que ora existem ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns. O conjunto destes caracteres constituirá a definição de educação.

4- De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer o homem certo e ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto físico e moral?
*A natureza humana
*As nossas diversas faculdades
*Ciência de direitos e deveres
*Ciência sobre sociedade e indivíduo
*Progresso
*Arte, etc

5- Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado tem que suscitar na criança?
*Um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a seus membros;
*Certos estados físicos e mentais que o grupo social particular( casta, classe, família, profissão ) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam.

6- A partir da definição " A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade poliítica no seu conjunto e pelo meio especial que a criança, particularmente se destine." o que concluiu Durkheim? Explique:
Ele conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações.
Significa que os adultos devem "moldar" as crianças, educá-las, para que vivam bem na sociedade em que estão inseridos.

7- Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Se o indivíduo deseja melhorar a sociedade, deseja melhorar a si próprio. E a sociedade deseja, através da educação, engrandecer o indivíduo e torná-lo criatura verdadeiramente humana.

Nenhum comentário: