domingo, novembro 26, 2006

Ecs 9 - Texto inicial

Marx e Engels nunca escreveram um texto dedicado ao ensino e à educação.Suas referências sobre isso aparecem ao longo de sua obra, não perdendo de vista seu pensamento e o momento histórico.Muitas dessas opiniões e análises surgiram como uma crítica às situações que o capitalismo e a manufatura tinham produzido.Sua crítica pressupõe uma sociedade em classes onde todos os cidadãos são iguais e as relações de dominação estejam ausentes.No seio do movimento socialista contra a burguesia, contra o capitalismo, está a educação, a falta de atenção às necessidades sociais no campo da educação e do ensino, unida às péssimas condições de trabalho da população operária acentuadas no trabalho infantil e feminino.A emancipação dos indivíduos, a transformação da sociedade está nas mãos da educação, da ciência. Marx e Engels não são indiferentes à essa idéia.A divisão do trabalho e seus efeitos estabelece uma divisão entre os tipos de atividades e os tipos de aprendizagem, estabelecendo o ponto chave onde é produzida a exploração dos trabalhadores. A ciência e o conhecimento passa a ser propriedade do capital. A limitação do conhecimento do homem acaba com o desenvolvimento de sua capacidade criadora.Com o desenvolvimento do maquinismo a ciência e a técnica se incorporaram à máquina, introduzindo muitas exigências e qualificação da força do trabalho, trazendo consigo o surgimento do sistema escolar institucionalizado. Com esse desenvolvimento se incorporam à máquina todas aquelas habilidades, afetando a força do trabalho e não a capacidade criadora do homem.O capitalismo exigiu uma crescente capacidade intelectual de todos os indivíduos, estendendo, institucionalizando e aprofundando o sistema escolar. Os índices de analfabetismo se reduzem à medida que o homem abandona o campo e vai para a cidade em busca do emprego.Marx e Engels não pretendem voltar atrás, retroceder, mas querem avançar. Não pretendem voltar ao artesanato, mas a partir do capitalismo, acentuando suas contradições, desnvolvendo suas potencialidades, criticando a atual instituição escolar e mudá-la. Não se reduz a ingenuidade de levar outra vez as pessoas para o campo, mas corrigir a situação e colocar as bases de um modo diferente. Reivindicando: ensino gratuito e obrigatório para todas as crianças, delimitação do trabalho infantil, adolescente e feminino. Introduzir um novo tipo de ensino, unindo o trabalho manual ao intelectual.A situação que interessa a Marx e Engels é a dos trabalhadores e o modelo que pensam é o de uma estrutura social onde os trabalhadores tenham a hegemonia, onde desapareça a divisão do trabalho e a necessidade.Marx e Engels criticam também a alienação religiosa do homem.O modo da produção capitalista se caracteriza pela exploração, pela apropriação da força do trabalho. Trabalho produtivo é aquele que gera mais dinheiro. O sistema de ensino é entendido como uma concreta qualificação de força de trabalho que alcançará seu aproveitamento máximo se conseguir, também, o ajuste e a integração dos indivíduos no sistema.A qualificação da força do trabalho encaminha-se para a produção.A relação entre a divisão do trabalho e a educação e o ensino é uma articulação profunda que explica os processos educativos e manifesta em que é preciso pressionar para conseguir a transformação, conseguindo a emancipação social e humana.Marx e Engels criticam o trabalho infantil, adolescente e feminino, mostrando a necessidade de um sistema educativo que elimine a situação dominante.

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