quarta-feira, janeiro 03, 2007

ECS 11- Reflexões

O Brasil é um país paradoxal. A universidade pública só pode ser frequentada por alunos provenientes da classe média e alta, pois estes puderam pagar por um ensino fundamental e médio de boa qualidade, além dos cursos pré-vestibular. A classe baixa QUANDO consegue frequentar uma universidade, geralmente é em uma das privadas, que tem um nível de exigência mais baixo na seleção do vestibular. E normalmente não faz o curso que deseja, mas o que pode pagar.
Deixando de lado a universidade, que para agrande maioria é um sonho distante, nos voltemos para o ensino fundamental. Em algumas regiões do Brasil as 4 primeiras séries são atendidas na mesma sala, pela mesma professora, que faz as vezes também de diretora, secretária e faxineira; Enquanto isso, em algumas escolas sobram professores, e pasmem, salas de aula. estas situações são mais frequentes "lá pra cima", mas aqui no nosso Rio Grande do Sul rural também acontece. Isso é resultadoda má administração do dinheiro público, que gosta de "passear" onde não devia.
Também vamos alertar sobre os professores da rede pública. Alguns ainda trabalham com o pensamento de que não precisam se aperfeiçoar, já passaram no concurso mesmo, e o resto é "frescura". Ainda bem que nem todos pensam assim, existem aquele que lêem, estudam, se aperfeiçoam, e realmente merecem salários mais dignos, enquanto os primeiros não fazem jus nem ao pouco que ganham.

Um comentário:

Fátima Westeuser disse...

Olá Sabrina,
Percebi no teu texto muitas palavras de provocação e ironia, em relação à situação da educação em nosso país – ficou bastante clara a tua preocupação com a qualidade do ensino. Pude apreender, das tuas colocações, o quanto essa situação te incomoda, e espero que esse curso realmente faça a diferença para todos esses profissionais que estão buscando aperfeiçoamento, buscando maior qualidade para o seu trabalho, conseqüentemente, maior qualidade para a educação.
Um abraço,
Fátima