segunda-feira, novembro 13, 2006

ECS 7- Marx e Engels

*Foto de Engels, Marx, Jenny Eleanor e Laura

Karl Marx nasceu em Trier ( Alemanha ) em 5 de maio de 1818 e morreu em Londres em 14 de março de 1883. Era economista, filósofo, e socialista. è considerado um dos fundadores da Sociologia.
De família classe média, era de ascendência judaica, mas convertido ao Cristianismo. Casou-se com Jenny Von Westphalen e com ela teve 5 filhos, sendo que só 2 sobreviveram, Eleanor e Laura. Especula-se que os outros 3 morreram devido ás precárias condições de vida que Marx tinha por não conseguir se sustentar somente vendendo seus artigos. Também teve um filho com a empregada ( Helen Demuth ) chamado de Frederik Lewis Demuth, que foi "assumido" por Engels.Foi expulso de vários países por causa de suas idéias, por "incitar" o proletariado a buscar seus direitos, principalmente a TER direitos, que não existiam naquele tempo.

Friedrich Engels nasceu em Wuppertal, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha, em 28 de novembro de 1820 e morreu em Londres em 1895. Era filho de um rico industrial, e chegou a assumir a direção de uma das fábricas do pai, mas depois vendeu-as e vivia de rendas. Ajudava Marx financeiramente.

Viveram sob o absoutismo do rei da Prússia e do tsar da Rússia, observando o enriquecimento de uma minoria e o domínio da Burguesia sobre o povo, quando já moravam na Inglaterra. Quando escreveram juntos o Manifesto Comunista , ajudaram a desencadear a Revolução de 1848.
Fundadores do Marxismo, que norteou os conceitos do Socialismo e do Comunismo.

Achei muito interessante a amizade entre os dois, pois Engels além de assumir o filho bastardo de Marx praticamente sustentava o amigo. Engels também era uma pessoa contraditória, pios era patrão mas lutava pela classe operária.
Também gostei de saber que achavam importante a mulher ter seu espaço na sociedade, onde li em um site: "Machismo não combina com Marxismo". Por sinal, por causa desta opinião de Marx os antigos diziam que comunista gosta de "socializar" a esposa, mas num tom pejorativo, pois como o comunismo era uma idéia muito perigosa era "desmoralizado" pelo poder e principalmente pela Igreja.
Encontrei também outras expressões pejorativas, como "comunista é gente que faz pacto com o demônio", "comunista come criancinha" etc, que se no mínimo não são engraçadas, são ridículas.

6 comentários:

Silvana Schuler Pineda disse...

Querida Sabrina,
Parece incrível, mas acabei de enviar uma mensagem para aquele endereço que me deste na quinta-feira e retornou.
Vou ajeitar mais algumas coisas e tento novamente.
abraços da Silvana

Silvana Schuler Pineda disse...

Oi, Sabrina!
Embora tenhas ficado um pouco ansiosa, porque durante um tempo estavas um pouquinho atrasada, está dando tudo certo. Parabéns! Tuas atividades estão bem elaboradas e quase sempre te "arriscas" com opiniões e produções pessoais. É isso mesmo! É esse o caminho!
Bom descanso na semana da parada!
Abraço
Silvana

Stela disse...

Sabrina, estou te visitando para comentar uma atividade sobre nossa trajetória no curso, mas ainda não encontrei essa postagem.
Podes me enviar e-mail assim que postares para eu poder comentá-la?
stela_arroio@yahoo.com.br

Unknown disse...

Oi Sabrina!
Agora são 20h e 20 min, estou no polo de Sapiranga e ao abrir meu e-mail vi que o que te enviei voltou! Foi uma pena! Seu e-mail está postado certo?
Se você quiser, dá uma olhada no meu blog, na postagem de 01 de outubro está o trabalho sobre a "Ilha Desconhecida", onde falo um pouco sobre mim!
Estarei esperando você me ensinar como colocar a Fadinha!!

Unknown disse...

Oi!
Agora são meia-noite e meia e estou em casa!
A Melissa Meier, de POA me ensinou a colocar a Fadinha no meu Blog, lá no polo de Sapiranga! De toda forma, obrigada!
Li o seu trabalho sobre Marx e Engel e achei-o muito bom! Legal mesmo! Convido você a ir ler o meu! Fiquei decepcionada com Marx pois ele foi contra os relacionamentos das filhas com revolucionários, pois disse que "não queria que elas passassem pelo sofrimento que a mãe delas passou"! Uma delas, pelo que me pareceu, morreu solteira! Talvez fosse apaixonada pelo rapaz que seu pai proibiu se relacionar!
Vou aguardar a sua visita.
Um abração!

Fátima Westeuser disse...

Olá Sabrina. Li tua atividade e percebi a tua preocupação em te posicionar em relação ao conteúdo estudado, o que realmente faz com que teu trabalho tenha mais sentido, seja mais significativo. Fizestes um bom trabalho, continues te colocando nos textos.
Um abraço.
Fátima